Quando foi introduzido o conceito de campo, no século XIX, o campo H foi considerado mais importante que o B, e assim H foi chamado de campo magnético.O campo B foi denominado indução magnética, e suas linhas de campo foram chamadas de linhas de indução.
Com o desenvolvimento da teoria do magnetismo, a situação mudou, de modo que hoje as principais equações usam o campo B e não o campo H. Por isso, atualmente a maioria dos físicos chamam B de campo magnético, e ao campo H em geral não atribuem nenhum nome. Quando precisam se referir a ele, simplesmente dizem: o campo H. Porém, por razões históricas, alguns físicos continuam chamando o campo B de indução magnética; assim, nas questões de vestibulares, você encontrará os dois nomes.
Resumo...
Antigamente: Atualmente:
B- Indução magnética B- Campo Magnético
H- Campo magnético H- Campo H (simplesmente)
Alguns físicos por razões históricas, ainda chamam o campo B de indução magnética, algumas questões de vestibulares ainda chamam o campo B de indução magnética.

Nenhum comentário:
Postar um comentário