Nascido na Espanha e estudante de Coimbra (Portugal), veio para o Brasil com apenas 19 anos como um missionário jesuíta da Companhia de Jesus ( fundada por Santo Inácio de Loyola) a fim de evangelizar os povos nativos da Terra de Santa Cruz.
Teve a companhia do padre Manoel da Nóbrega nessa missão árdua e espinhosa que era levar o único Deus (monoteísmo) a um povo entregue ao pecado da idolatria. Anchieta, com apenas três anos no meio dos nativos decifrara a língua Tupi e compilou uma espécie de dicionário, 'gramaticalizando' tal língua.
O irmão Anchieta, ao lado do padre Manoel , foi o fundador de São Paulo. Eles construíram uma espécie de centro educacional que era chamado de Pátio do Colégio. Era um núcleo para fins de catequização.
Outro fato interessante em sua vida foi o seu voto de castidade e sua piedade diante de Deus. Ele pediu à Virgem para que pudesse livrá-lo do pecado de luxúria, pois estava no meio de índias formosas e nus e algumas foram-lhe oferecidas por indígenas. Ele conseguiu cumprir tal voto e mediante a ele, escreveu mais de 5 mil versos em honra e devoção à santíssima Virgem.
Anchieta era simples, ele usava apenas uma batina e andava descalço sobre essa vasta terra a ponto de seus pés sangrarem. Ele ia descalço para pregar sobre a Morte e Ressurreição do Filho de Deus. Isso nos faz lembrar o que dizia o profeta Isaías: Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52:7)
VIVA ANCHIETA!!!

Nenhum comentário:
Postar um comentário