Alguns aparelhos são criados para
funcionar com uma margem de erro, ex 110~127
Se eu quiser alimentar duas Lâmpadas
com 220V a combinação das lâmpadas será uma ligação série ou paralela?
Na ligação paralela não haveria um divisor de tensão, mas
haveria um divisor de corrente, na qual a corrente na lâmpada 1 seria i/2 e a
corrente na lâmpada 2 seria i/2. Por não haver o divisor de tensão nas
lâmpadas, a tensão nos terminais de cada uma seria de 220 V. Mas as lâmpadas
foram criadas para funcionar em 127V ( 220 é quase o dobro de 127) e elas não
suportariam uma tensão de 220V e podem até estourar, pois 220V é uma tensão
muito alta para essas lâmpadas.
Na
ligação série não haveria um divisor de corrente, mas haveria um divisor de
tensão, na qual a tensão na lâmpada 1 seria U/2 e a tensão na lâmpada 2 seria
U/2, ou seja, 110V para cada lâmpada. Essas lâmpadas foram criadas para
funcionar em 127V, mas há uma “margem de erro” na criação desses aparelhos ,
fazendo com que o funcionamento dessa lâmpada seja quase pleno. Sua iluminação
ou sua potência dissipada seria próxima à ligação de 127 V, por isso que muitos
dos nossos eletrodomésticos de natureza 110 V funcionam em 127V.
Concluímos que a ligação dessas
lâmpadas seria em série.


Nenhum comentário:
Postar um comentário