Music Blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Por que usar Supercondutores - os condutores ideais ?

A corrente elétrica durante o processo de transporte, que vai das usinas geradoras até os centros consumidores, sofre significativa perda de energia. Essa perda ocorre em razão da resistência elétrica dos fios condutores de eletricidade. Ocorre que boa parte da energia elétrica é transformada em energia térmica, sendo dessa forma dissipada para o meio ambiente. Como forma de diminuir essa perda de energia usa-se fios condutores com baixa resistência, como o cobre, por exemplo, e conduz a corrente sob alta tensão, mas mesmo assim em distâncias que ultrapassam 400 km as perdas ainda acontecem, podendo chegar até 20%. Em virtude disso, muitos cientistas buscam conseguir os chamados condutores ideais, aqueles que conduzem energia elétrica sem que ocorram perdas para o meio ambiente. Será possível conseguir esse tipo de condutor? 
Resposta: A solução seria a busca de Supercondutores, os chamados condutores ideais.
Falamos de forma detalhada em outro blog, não citaremos os pormenores aqui.

Resumão


Problema: Perda da tão preciosa energia em aparelhos eletrônicos e linhas de força (linhas de transmissão de energia elétrica)

Observação: Nas linhas de força de mais de 400 km, as perdas podem chegar até a 20%.


Efeito Joule:  Energia elétrica é transformada em calor (energia térmica)

Problema: Perda de Energia
Solução: Bons Condutores
Exemplo: Cobre, Prata, etc..  obs: o Cobre é mais viável.
Solução para Circuitos eletrônicos e linhas de força: supercondutor

Proposta da Eletricidade: Achar um Supercondutor que tenha a característica ideal em "temperatura ambiente".




Nenhum comentário:

Postar um comentário