Music Blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Supercondutores- Supercondutividade

Vimos que a resistividade dos metais diminui à medida que a temperatura se reduz. No início do século XX (vinte), os físicos começaram a pesquisar o comportamento da resistividade em temperaturas bem próximas do zero absoluto (0K). O primeiro resultado interessante foi obtido em 1911 pelo físico holandês H. K. Onnes (1853-1926), ao executar um experimento com o mercúrio. Ele descobriu que, abaixo de 4,15 a resistividade do mercúrio ficava nula.



Esse fenômeno foi chamado de supercondutividade, e a temperatura em que começa a ocorrer é chamada de temperatura de transição ou temperatura crítica (Tc).


Para o Mercúrio (Hg) essa temperatura é 4,15K.

Com o avanço das pesquisas, foram descobertos outros materiais que se tornam supercondutores abaixo de certa temperatura, a chamada temperatura crítica, como ilustra a figura abaixo


Quando a resistividade torna-se nula, o material pode manter uma corrente circulando por muito tempo, sem necessidade de baterias. Têm sido feitos vários experimentos em que uma corrente elétrica circula durante anos em um fio em forma de anel, mantido a uma temperatura abaixo da temperatura crítica (Tc).
 Os físicos estão tentando obter materiais que se tornem supercondutores em temperaturas ambiente, pois isso teria muitas aplicações práticas, como Levitação Magnética e Efeito Meissner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário