O ateísmo metodológico é uma regra epistemológica. Dentro da
ciência, um filósofo não pode ter uma crença em Deus, pois na Filosofia Deus é
improvável, ou seja, não podemos provar que ele existe nem provar o contrário
(que ele não existe).
Enfim, esse método prescreve que não devemos apelar para
hipóteses que envolvem a ação de Deus ou a explicação de um fenômeno natural a
partir de um Deus ou deuses.
Obs: Esse método é
utilizado mesmo por pessoas religiosas e acadêmicos que não são ateus filosóficos.
O que distingue a Filosofia da Teologia é isso, dentro da
Teologia é necessário a crença em Deus, na Filosofia da Religião, por exemplo,
não é necessário essa crença
Nenhum comentário:
Postar um comentário