Antigamente, o aquecimento da água era feito de forma
separada, por meio da queima de lenha.
Após a Revolução Industrial, o
aquecimento a gás foi introduzido nos Estados Unidos e na Europa. Não era à toa
que esta forma de aquecimento tenha se difundido apenas nos países
desenvolvidos, uma vez que a mesma requeria uma eficiente rede de distribuição
de gás. No Brasil, por exemplo, isso era praticamente inexistente. Foi a partir
daí que, em 1940, surgiu no país a ideia de um chuveiro elétrico. Sua concepção
era bastante simples: uma resistência composta por metais (níquel,cromo) com altos pontos de
fusão (ou seja, que não se derretiam com facilidade) aquecia a água.
Entretanto, o aparelho não era muito seguro, uma vez que não possuía uma
isolação eficaz. Foi na década de 60 que, com o uso do plástico, os chuveiros
se tornaram bem mais agradáveis esteticamente. Além disso, seu uso permitiu um
melhor isolamento elétrico, o que aumentou a segurança do aparelho de forma
significativa. Hoje em dia, os chuveiros elétricos estão presentes nas casas de
quase todos os brasileiros.
OBS: Alguns arriscam a dizer que o inventor da ideia do
chuveiro elétrico foi Santos Dummont.


Nenhum comentário:
Postar um comentário