Princípio da Inércia
Obs: Primeiramente, precisamos saber o conceito de força. "Força é a causa que produz num corpo a variação de velocidade e , portante , aceleração. A força é a agente da "dinâmica"." Todo corpo continua em seu estado de repouso ou movimento uniforme em linha reta, a menos que seja forçado a sair desse estado por forças externas a ele".
"Todo corpo livre da ação de forças ou está em repouso ou realiza movimento retilíneo e uniforme (MRU)
2° Lei de Newton) PFD (Princípio Fundamental da Dinâmica): "A Resultante F das forças aplicadas a um ponto material de massa m produz uma aceleração a tal que:
ΣF=Fr = m.a
isto é , F e a tem a mesma direção, o mesmo sentido e intensidade proporcionais."
3° Lei de Newton) Ação e Reação: "Quando um corpo A aplica uma força Fa num corpo B, este aplica em A uma força Fb. As forças (Fa e Fb) tem a mesma intensidade, a mesma direção e sentido opostos. Uma das forças é chamada de ação e a outra, reação. As forças ação e reação atuam em corpos distintos (A e B)".
Nenhum comentário:
Postar um comentário