Sabemos que Aristóteles foi um filósofo muito importante, herdamos, por exemplo, a lógica aristotélica que é muito utilizada em filosofia.O ramo que geralmente estudamos é o silogismo. Porém Aristóteles foi defensor de duas teorias que foram refutadas séculos depois, a saber, o geocentrismo e a teoria da abiogênese.
o Geocentrismo é a teoria que defende que a Terra está no centro do Universo e os demais corpos celestes estão orbitando ao seu redor, essa teoria teve sua modelagem final com Ptolomeu. É importante ressaltarmos que a teoria geocêntrica foi utilizada pela Igreja Católica no Período Medieval, eles sustentavam a tese de que o homem era o centro da criação e por isso Deus o colocou no centro do Universo.
Essa teoria foi refutada por Nicolau Copérnico (Revolução Copernicana), Galileu Galilei e Johannes Kepler, eles defendiam que o sistema, era na verdade, heliocêntrico (o Sol no centro do Universo).
Já a Abiogênese é a teoria que defende que a vida tem origem não biológica ( a: negação + Bio: vida + gênese: origem - origem não biológica), Aristóteles acreditava que a vida surgia espontaneamente ( geração espontânea - "brotava do nada", em grosso modo). Essa teoria foi também sustentada , principalmente, por Jean-Baptiste Helmont, pelo Padre Needham e por Felix Pouchet.
Mas, paralelamente, foi refutada pelo biólogo italiano Francesco Redi, pelo padre Lazzaro Spallanzani e principalmente pelo cientista francês Louis Pasteur. Eles sustentavam que a vida tinha uma origem biológica ( a vida é oriunda de outra vida pré-existente), essa teoria que eles defendiam foi denominada de "Biogênese" (Bio: vida + gênese: origem - origem biológica).
Os equívocos de Aristóteles não alteram sua grandiosidade na Filosofia e outras disciplinas, Muitas coisas devemos a esse grande filósofo grego que com pouca tecnologia foi fundamental na história do conhecimento.



Nenhum comentário:
Postar um comentário