Foi nesse período em que os portugueses encontraram uma árvore de grande utilidade, o Pau-brasil. Quando esta era apertada, saía uma tinta vermelha que era da cor da brasa e por isso recebeu o nome de Madeira da Brasa ou Madeira do Brasil.
Havia uma troca (escambo) entre os nativos e os portugueses. Os indígenas trabalhavam extraindo o Pau-Brasil (era uma madeira considerada banal pelos nativos e ela se encontrava em larga escala), pois os portugueses não se arriscariam. Em troca recebiam ferramentas como machado, panela, faca, e objetos como espelhos.
Ps: Por meio do escambo, os portugueses conseguiram levar o pau-Brasil para Portugal.
Ps 2: Para a melhor viabilidade e segurança no escambo, foram criados feitorias. Essas consistiam em galpões que se encontravam nas praias, onde os índios deixavam o Pau-Brasil e recebiam suas ferramentas.
Por esse "encanto", alguns portugueses chamavam o Brasil de terra dos Papagaios. Por fim, os papagaios e outros animais considerados "exóticos" foram levados para Portugal.



Nenhum comentário:
Postar um comentário