Music Blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Período Pré-Colonial

Durante 30 anos (De 1500 -1530), o Brasil foi desprezado. Esse período foi chamado de Pré-Colonial, pois o Brasil não foi povoado, logo não foi colonizado.

Foi nesse período em que os portugueses encontraram uma árvore de grande utilidade, o Pau-brasil. Quando esta era apertada, saía uma tinta vermelha que era da cor da brasa e por isso recebeu o nome de Madeira da Brasa ou Madeira do Brasil.


Havia uma troca (escambo) entre os nativos e os portugueses. Os indígenas trabalhavam extraindo o Pau-Brasil (era uma madeira considerada banal pelos nativos e ela se encontrava em larga escala), pois os portugueses não se arriscariam. Em troca recebiam ferramentas como machado, panela, faca, e objetos como espelhos.

Ps: Por meio do escambo, os portugueses conseguiram levar o pau-Brasil para Portugal.
Ps 2: Para a melhor viabilidade e segurança no escambo, foram criados feitorias. Essas consistiam em galpões que se encontravam nas praias, onde os índios deixavam o Pau-Brasil e recebiam suas ferramentas.
Feitoria Portuguesa

O Pau-brasil tinha 3 utilidades fundamentais:
  • Era usado na construção de móveis (utilidade principal)
  • Era utilizado em obras
  • Servia para Tintura (utilidade mais trivial)
Essa troca entre portugueses e nativos perdurou 30 anos, todavia os nativos já tinham ferramentas e não queriam outras iguais. Isso ocasionou o desinteresse nas trocas e por conseguinte os portugueses tentam impor ao índio o escambo e daí se origina a ideia de escravizar os índios.

Ps: Além do Pau-brasil, os portugueses se encantaram com a fauna e principalmente com um animal que repetia o que eles diziam, o papagaio.


Por esse "encanto", alguns portugueses chamavam o Brasil de terra dos Papagaios. Por fim, os papagaios e outros animais considerados "exóticos" foram levados para Portugal.


Nenhum comentário:

Postar um comentário